sexta-feira, março 18, 2005

Comunicação e sistema social

Luhmann (valeu Marcus!) define a sociedade como "um sistema abrangente de todas as comunicações, que se produz autopoieticamente, na medida em que produz, na rede de conexão recursiva de comunicações, sempre novas (e sempre outras) comunicações".

Luhmann ("A Improbabilidade da Comunicação", 1992) entende a sociedade como um sistema social constituído por comunicações. A comunicação como um processo de seleções que se desenvolve a três níveis: produção de um conteúdo informativo, difusão e aceitação desse mesmo conteúdo.

[...] a comunicação só pode ser entendida como a disseminação da informação dentro de um sistema - como uma disseminação que utiliza a informação para conduzir à informação e desta forma muda a informação bem como o estado do meio no qual a informação cria formas (LUHMANN, 1992, p. 71).

Os novos meios eletrônicos, como a internet, possibilitam uma utilização mais específica daquilo que já existe. Segundo Luhmann, "[...] poderá escolher-se entre diferentes formas de comunicação e, paralelamente, a sociedade tornar-se-á mais complexa" (1992, p.153).

Nenhum comentário: